sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Yonkyo

Yonkyo
Tekubi osae - controle do pulso

Para essa técnica utiliza-se da pressão do lado interno ou externo da região pulso-antebraço.
Deste modo pode-se controlar o uke até que se leve o seu ombro ao chão, para então executar a finalização.

Essa pressão será executada pela articulação da falange e o metacarpo do dedo indicador.

O yonkyo ura, pode ser comparado com o movimento da espada. Saindo da posição (kamae) hasso, cravar a ponta da espada no chão. Dessa forma, aplicando a pressão no antebraço, e deixando o uke na ponta dos pés, colocar o cotovelo do uke no chão, como se fosse a espada.
Pode-se também executar esse mesmo movimento, mas sem deixar que o uke fique em pé. Antes dele levantar (ou se equilibrar) crava-se o cotovelo no chão.

Ashi otoshi
Mesmo princípio, mas aplicando a pressão no tornozelo.

Anatomia

Em anatomia, chama-se antebraço à parte da extremidade superior ou membro superior do homem situada entre o cotovelo e o carpo (ou pulso).
O antebraço é formado pelos ossos ulna e rádio, ligados por uma membrana interóssea.
Para além de se articular com o cotovelo, o antebraço tem dois movimentos próprios, a pronação e a supinação e, por essa razão, tem músculos específicos para esses movimentos, para além de albergar os músculos flexores e extensores dos dedos.
O movimento em relação ao cotovelo é realizado pelo músculo braquiorradial.
Em secção transversal, o antebraço encontra-se dividido em dois compartimentos fasciais: o compartimento posterior contém os extensores das mãos, que são comandados pelo nervo radial; o compartimento anterior contém os flexores, comandados pelo nervo mediano.
As artérias radial e ulnar e as suas ramificações fornecem o sangue ao antebraço e normalmente encontram-se na face anterior do rádio e da ulna, ao longo de todo o membro.
As principais veias superficiais do antebraço são a veia cefálica, a antebraquial média a basílica. Estas veias são muitas vezes usadas para a canularização ou venipunctura, embora a fossa cubital seja o lugar preferido para a extração de sangue.
Fonte: wikipidia.