sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Segundo Parágrafo

Novamente comentando o livro "A Iluminação através do Aikido" de Kanshu Sunadomari, o texto "O Espírito do Manseido Aiki", diz:

Aiki é AMOR. É o caminho que leva nosso coração à união total com o espírito do universo de modo a completar nossa missão na vida, enchendo-nos de AMOR e reverência por toda a Natureza. Aiki é maior do que o "self". Não só tira a hostilidade de nosso coração mas, ao transformar aqueles que nos parecem inimigos não mais em inimigos, nos leva à perfeição absoluta de nosso "self". Essa arte marcial é o caminho e o chamado supremo para a união do corpo e do espírito dentro das leis do Universo.

No segundo parágrafo, qual é o significado de "self"?

Com Hartmann, criador da Escola da Psicologia do Ego, o vocábulo ego passa a designar uma das instâncias psíquicas, sendo, portanto apenas uma importante subestrutura da personalidade, tal como foi descrita por Freud. O termo self, de sua parte, foi conceituado como a “imagem de si-mesmo” sendo composto de estruturas, entre as quais consta não somente o ego, mas também o id, o superego e, inclusive, a imagem do corpo, ou seja, a personalidade total.

Com outras palavras, pode-se dizer que Hartmann postulou uma diferenciação entre ego-função (um conjunto de funções, tanto as conscientes como as provindas do inconsciente) e ego-representação, que alude à imagem de si mesmo, ou seja, do self. Ambos os aspectos são indissociados e criam um paradoxo intelectual: embora seja mais abrangente e amplo do que o ego, é o self que está representado (como que contido e fotografado) dentro do primeiro.

Tentando traduzir tudo isso, self seria a representação que tenho de mim mesmo, ou seja, como me vejo.

Deste modo:
Aiki é maior do que como me vejo (olhando pro meu umbigo). Que pratico Aikido não para mim, mas para a sociedade, para os outros.
Devo perceber que faço parte de algo muito maior. Que minha participação nisso tem de ser a melhor possível, para que o todo seja bom e honesto. Para que a sociedade onde vivo seja melhor e honesta.

Por isso, não treine para si. Treine para os outros. Você está fazendo uma pequena parte para que todos tenhamos uma vida melhor.