segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mostra de Cinema Japonês

Assunto: Consulado do Japão informa: Mostra de Cinema Japonês

Mostra “Percursos do Cinema Japonês”
O Consulado do Japão em Porto Alegre, em parceria com a Sala Redenção do Cinema Universitário da UFRGS, apresenta a mostra Percursos do Cinema Japonês. Na programação há um panorama abrangente, desde o drama tragicômico De onde se avistam as Chaminés, de H. Gosho (1953), até o premiado animê A garota que saltou no tempo, de M. Hosoda (2006), passando pelo cinema dos anos 60 e 90. Em tais obras, é explorado o complexo universo dos sentimentos a partir de ângulos diferentes, propondo situações ambientadas em diversos momentos do desenvolvimento da sociedade japonesa – do feudalismo do século XIX ao cenário futurista da animação.

Período: de 13 a 17 de setembro de 2010 (exceto 4ª feira)

Local: Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS
Av. Eng. Luiz Englert, s/n,  Porto Alegre

Programação:
Dia 13/09 (2ª f.) 19h – DE ONDE SE AVISTAM AS CHAMINÉS (1953)
Dia 14/09 (3ª f.) 16h – A ROTINA TEM SEU ENCANTO (1962)
Dia 14/09 (3ª f.) 19h – TORA-SAN TIRA FÉRIAS (1990)
Dia 16/09 (5ª f.) 16h – FERROVIA DAS GALÁXIAS (1996)
Dia 16/09 (5ª f.) 19h – CREPÚSCULO SEIBEI (2002)
Dia 17/09 (6ª f.) 16h – A GAROTA QUE SALTOU NO TEMPO (2006)
Dia 17/09 (6ª f.) 19h – CREPÚSCULO SEIBEI (2002)

Legendas em português
           
ENTRADA FRANCA

Maiores informações pelo telefone: 3334-1299

SINOPSES DOS FILMES:

DE ONDE SE AVISTAM AS CHAMINÉS (Japão, 1953, P&B, Drama, 106min.)
Direção: Heinosuke Gosho
Sinopse: Este drama tragicômico retrata a vida simples da periferia de Tóquio, no início da década de 50. Sob a aparente simplicidade do cotidiano das pessoas humildes, esconde-se um complexo universo de sentimentos paradoxais.

A ROTINA TEM SEU ENCANTO  (Japão, 1962, cor, drama, 113 min.)
Direção: Yasujiro Ozu
Sinopse: Vivendo com a filha Michiko e o segundo filho Kazuo, o viúvo Shuhei Hirayama leva uma existência tranqüila. Com o apoio dos parentes, procura um bom partido para Michiko, que acaba se casando. Então, nada mais resta a Hirayama a não ser aprender a viver sem a filha. O filme é tido como a última meditação de Ozu sobre a inevitável dissolução familiar, sobre a definitiva solidão do todo indivíduo.

TORA-SAN TIRA FÉRIAS (Japão, 1990, cor, comédia, 106 min.)
Direção: Yoji Yamada
Sinopse: Mitsuo, sobrinho de Tora-san, agora universitário, encontra Izumi, uma antiga paixão. Izumi quer procurar o pai, que está morando em Kyushu, e Mitsuo resolve ajudá-la. Tora-san, que está sempre viajando, retorna ao lar e vai atrás de Mitsuo e Izumi.

FERROVIA DAS GALÁXIAS (Japão, 1996, cor, drama, 111 min.)
Direção:  Kazuki Omori
Sinopse: Miyazawa Kenji é um idealista nato, empenhando-se com seu amigo Hosaka Kanai para trabalhar pela felicidade dos fazendeiros e realizar suas utopias. Ele se apega aos ideais de seu pai como dono de uma casa de penhores, forçando-o a ajudar um fazendeiro, o que vai contra os seus princípios. O filme enfatiza o idealismo como contraponto ao cinismo dos anos 1990.

CREPÚSCULO SEIBEI (Japão, 2002, cor, drama, 129 min.)
Direção: Yoji Yamada
Sinopse: Em pleno Japão feudal, Seibei Iguchi é um escudeiro viúvo de um clã, responsável pela comida do castelo. Iguchi passa por dificuldades para criar suas duas filhas pequenas e cuidar de sua mãe doente, perdendo, assim, o espírito guerreiro de um samurai. Apesar dos problemas, Iguchi carrega consigo todos os códigos de honra de samurai, tendo um sonho de ser um agricultor bem sucedido; mas o reencontro com a jovem Tomoe fará ressuscitar o espírito guerreiro da espada.

A GAROTA QUE SALTOU NO TEMPO (Japão, 2006, cor, Animê, 99 min.)
Direção: Mamoru Hosoda
Sinopse: Animê baseado num mangá de sucesso, ganhador de prêmios no Japão e no exterior, voltado para o público juvenil.
Uma colegial que mora no subúrbio de Tokyo percebe que tem um dom sobrenatural de transitar pelo tempo. Tão logo é capaz de controlar esse dom, passa a usá-lo para compensar frustrações do passado e satisfazer seus desejos do cotidiano. Certo dia, ela percebe que sua relação com seus dois melhores amigos começa a ter estranhas alterações.