quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Respiração - quarta parte (última)

Com os quatro métodos de respiração apresentados nos três posts anteriores, mais precisamente com o último a respiração completa, pode-se executar alguns exercícios respiratórios, principalmente o da respiração ritmada e da respiração polarizada.
Exercício da respiração ritmada

Respiração ritmada é um exercício onde a respiração completa é executada em tempos pré estabelecidos (em um ritmo).
Sentado ou em pé, olhos fechados, executar a limpeza dos pulmões e iniciar a inspiração contando mentalmente (um, dois, três e quatro). Depois de ter os pulmões cheios de ar, contar, no mesmo ritmo, até 16, quando então deverá começar a expiração que deverá terminar quando a contagem chegar em 8. Depois de esvaziados os pulmões contar até 2 para, então, reiniciar a inspiração. Resumindo: inspirar, contando até 4; prender o ar, contando até 16; expirar contando até 8, e aguardar, para reiniciar, contando até 2.
Pode-se executar este exercício em qualquer outro ritmo, desde que mantida a proporção apresentada, exceto pelo último item (aguardar para a próxima inspiração) que pode ser mantido em 2.
A respiração ritmada proporciona um efeito de tranquilizar o sistema nervoso e o ritmo cardíaco e, consequentemente, calma e harmonização interna e externa (com o Universo).

Exercício da respiração polarizada

Neste exercício executa-se a respiração ritmada (respiração completa em um ritmo) alternando a utilização de uma narina, enquanto a outra fica bloqueada.
Para fechar uma narina, deixando a outra aberta, dobrar o dedo indicador e o médio da mão direita. Levar a mão à altura do nariz utilizando o polegar para fechar a narina direita e o dedo anelar (provavelmente junto com o dedo mínimo) para obstruir a narina esquerda. Os demais dedos, médio e indicador, ficam dobrados, encostado à palma da mão.
Iniciar com a limpeza dos pulmões, após inspirar com a narina esquerda, contando até 4. Reter o ar, contando até 16, depois fazer a expiração pela narina direita, contando até 8. aguardar, contando até 2. Após inspirar pela narina direita, fechando-a depois e, a seguir, esvaziar pela narina esquerda. Recomeçar a seguir com a narina esquerda. 
Referências:

Yogi RAMACHARAKA. The Hindu-Yogi Science of Breath. 1903.

José Hermógenes de ANDRADE. Auto-perfeição com Hatha yoga. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1990, 277 p.

http://www.isvara.com.br

http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page