segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Postura - primeira parte

Através de uma boa postura, assim como de uma base apropriada, pode-se obter o equilíbrio necessário para a realização das técnicas de Aikido. Mas o que é que está associado à uma postura correta? Como é que se pode corrigir a postura? O que é enraizamento? Como melhorar o enraizamento?
Base
Uma boa base favorece o trabalho harmonioso de todo o corpo para a ampliação da potência das técnicas. A execução dos movimentos de tenkan e irimi é conseguida somente pela correta utilização de uma base. Eles dependem de equilíbrio, liberdade para o giro do quadril e velocidade, que são necessários à realização do movimento.
A estabilidade proporcionada pela base está em magnitude direta com a área compreendida pelos pés, assim como a altura do centro de gravidade, sendo que quanto mais baixo for o centro de gravidade, mais estável será a postura.
Deve-se deixar sempre os joelhos e os tornozelos flexionados a fim de assegura presteza nos movimentos a qualquer momento e, na medida do possível, manter toda a superfície da sola dos pés em contato com o chão.
Alguns exemplos de bases utilizadas no Karatê, Jeet Kune Do e Aikido:

Kiba Dachi - Postura a Cavaleiro
Shiko Dachi - Postura de Sumô
Karate
Zenkutsu Dachi - Posição avançada

Kokutsu Dachi -  Posição recuada
Hangetsu Dachi 
Sanchin Dachi - Postura da (pequena) Meia Lua
Jeet Kune Do
Aikido
Kisshomaru Ueshiba
Chistian Tissier - (1951 - ) 7o Dan Aikikai.
Shoji Nishio - (1927 – 2005) 8o Dan Aikikai e fundador do Aiki Toho Iaido.