segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hara e Tanden - segunda parte


Treina-se para se entrar em contato com essa energia sutil, desobstruída e purificada, que brota no Hara. O Hara tanto é o centro físico quanto o centro espiritual do homem, que distribui a energia vital para todas as partes. É o local onde a mente do praticante deve estar focalizada e de onde devem brotar todos os movimentos. Sem a mentalidade e intenções corretas, não se avança no caminho espiritual e, conseqüentemente, não se experimenta qualquer avanço real no mundo psicofísico.

Assim se coloca o poder da vontade no Hara e aprende-se a manifestar a energia espiritual para nos unir com as dificuldades e não nos opormos a elas. Toda a existência da pessoa passa a ser uma manifestação da energia espiritual que brota do Hara.
O homem com Hara não se desgasta. Quanto mais aprende a concentrar-se no Hara, mais ele consegue extinguir as perturbações do corpo e da alma que se apóiam no fascínio pessoal e abrir caminho às forças regeneradoras essenciais.
Ki é a energia universal da qual participamos na essência. Deve-se aprender a senti-la no Hara e permitir que flua, diferentemente da força da vontade, que se impõem.
Sempre que se realiza um esforço físico com uma postura correta do Hara, isto é, com o centro ligado, todos os órgãos trabalham em função de um todo, ludicamente, com precisão e sem esforço. Quem não tem nenhuma postura do ego também não oferece nenhum alvo ao agressor.
Todo verdadeiro poder aparece no final quando se deixa que as coisas aconteçam, isto é, quando se deixa aflorar o que se sabe. O poder, porém, é bloqueado, quando se acredita que se deve constante e obrigatoriamente demonstrá-lo. Todo nervosismo é expressão de um medo que domina o homem em situações que ele não consegue resolver. Com medo, o homem torna-se tenso e impede o fluxo do poder. Permitir que o poder se manifeste equivale a desapegar-se do ego que controla.
Em todas as falhas humanas e nas situações decisivas, existe algo em comum: a falta de uma serenidade confiante. Não pode haver serenidade quando o ego está preocupado com sua posição e quer fazer tudo sozinho no intuito de dominar.
Hara mostra-se uma filosofia de vida
Willian Gleason cita uma palestra feita por Kazuo Chiba: “O Aikido é um caminho onde a pessoa encontra progressivamente o verdadeiro eu com surpresa e alegria; o eu exilado, escondido, com seu inesgotável potencial permanece despercebido por muitas pessoas que morrem sem sequer saber que ele existe. O corpo é um produto da consciência, e descobrir que produto ele é requer uma introspecção profunda. Não é um caminho em que a pessoa vai acrescentando cada vez mais informações, detalhes, poder, etc., externa e interminavelmente, ao muito que já existe”.