segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hara e Tanden - terceira parte


Tanden


Hara é a região abdominal onde o Ki se acumula, mas o ponto central de onde esta energia flui para todo o corpo é conhecido por Tanden ou Saika-Tanden (em japonês) e Dantian ou Tan tien (em chinês, 丹田) significando em chinês campo de cultivo. Por ser um termo de origem chinesa relaciona-se às práticas de meditação, à medicina tradicional e às artes marciais orientais. É um local focal fundamental na prática da meditação Tao Yin, refere-se especificamente ao ponto físico de gravidade do corpo, situado no abdômen a cerca de 5 cm abaixo e 5 cm para dentro em relação ao umbigo. De acordo com a maioria dos textos antigos chineses, situa-o 7,62 cm abaixo do umbigo. Segundo Karlfried Graf Durckheim “Tanden é o ponto de gravidade como tal, a uns 5 cm abaixo do umbigo e que é o resguardo no Hara solidificado”.

Nas tradições chinesa e japonesa, este centro físico de gravidade do corpo humano é considerado a morada da energia vital (Ki). O Ki gerado na prática da meditação e das artes marciais internas é armazenado no Tanden, sendo que a capacidade da mente de se concentrar e de movimentar essa energia aumenta com a prática.
Quando se mentaliza o fluxo do ar, na respiração, fluindo pelo corpo até o Tanden, a energia vital realmente passa a emanar. Para o taoísmo, a força espiritual da intenção (tan) está plantada no Tanden e pode ser ativada pela respiração nesse ponto. Então, levar Ki pela respiração ao Tanden é a forma de ativar nossa energia interior. Ativado, o Tanden faz circular o Ki pessoal pelos canais e meridianos, levando vitalidade a todo o organismo, energia que assume a forma física nos diversos líquidos corporais.
Alguns textos chineses aprofundam a explicação deste conceito de Tan tien, definindo três áreas distintas de cultivo da energia vital:
  • Tan tien Inferior (na altura do abdômen, como descrito acima) é associado à energia física, e por vezes à sexualidade.
  • Tan tien Médio (na região do Plexo Solar), relacionado à respiração e à saúde dos órgãos internos.
  • Tan tien Superior (atrás do ponto médio entre as sobrancelhas), ligado à consciência e à mente (shen).
Embora, os três sejam utilizados na alquimia taoísta, em artes marciais quando se fala em Tan tien, refere-se ao Tan tien Inferior, também chamado Mar de Energia.
O movimento começa no centro do Hara o Tanden ou ponto único que é onde a mente do praticante do Aikido deverá estar focalizada.
Pode-se utilizar uma analogia para um melhor entendimento entre Hara e Tanden. Hara é um círculo e Tanden é o centro desse círculo. Um depende do outro para existir. Sem um centro não há como fazer um círculo e um centro sem um círculo é só um ponto.
Outra analogia entre Hara, Tanden, Ki, Kokyu e a mente pode ser utilizada para uma compreensão entre esses cinco aspectos.
O Hara poderia ser entendido como um vaso ou receptáculo.
O Tanden seria um ponto único dentro do Hara e, nessa analogia, como uma semente.
Quem cuida do plantio e do crescimento dessa semente é a mente.
Quando essa semente está pronta ela gera frutos ou flores que pode ser entendido como o Ki.
A mente, quando concentrada, utiliza a respiração (Kokyu) como uma forma de controle do crescimento dessa semente e de seus frutos ou flores.
Desta forma quando bem cultivado o Tanden pode crescer e aumentar até ocupar todo o Hara. Quando completo ou cheio pode fazer fluir o Ki excedente pelo restante do corpo (pernas e pés, ombros, braços, pulsos e dedos). Quem poda e cuida em qual direção o Ki poderá fluir é a mente.