segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como cultivar o Ki - sexta parte


Controle do Ki com a respiração

Nos primeiros estágios de consciência, o Ki se parece com o ar inalado que flui pelo corpo. Aos poucos a pessoa torna-se capaz de sentir que, no corpo inteiro, o Ki circula com o ar. Para ter essa percepção do Ki se pode dedicar as seguintes etapas de prática:

  • Preparação: topo da cabeça suspenso do alto, o pescoço relaxado sem que a cabeça deixe de estar na vertical, a língua encostada na parte de trás do céu da boca, lábios e dentes cerrados e o corpo inteiro relaxado. A prática pode ser feita em pé ou sentado.
  • Caminho do nariz ao Tanden: Depois de relaxar completamente, guiar a respiração para baixo, para a região do abdômen. A barriga deve se expandir suavemente à medida que o ar entra nela. Esperar até sentir a necessidade de exalar o ar para, então, contrair lentamente os músculos da barriga e expulsar o ar para cima e para fora, soltando-o pelo nariz. Sempre que inalar imaginar que o ar está sendo conduzido ao Tanden, e, na exalação, senti-lo tomando o caminho contrário.
  • Girar a bola de Ki: Considera-se que o Tanden assume a forma de uma bola durante o processo de inalação. É preciso, para obter o controle deste efeito, contrair, durante a inalação, os músculos macios da região do períneo para cima e para trás, levando-os em direção à base da coluna vertebral. Desta forma o Ki começa a girar também para trás e para cima. Este giro que pode ser de apenas uma revolução, poderá ter um número cada vez maior de voltas antes da respiração.
Outro método é a produção de um movimento giratório no interior do Hara que se orienta para a direita nos homens e para a esquerda nas mulheres. Para isso deve-se conduzir o Ki com o pensamento e fazê-lo girar do centro para a periferia em circunvoluções cada vez maiores. Voltar, em seguida, do exterior para o interior em circunvoluções cada vez menores. Após algum tempo, já não há necessidade de empregar o pensamento, pois o movimento giratório se efetua espontânea e continuamente. A roda da lei gira sozinha.