segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ukemi - segunda parte


Ukemi: A arte de receber


Ao praticar qualquer técnica, os parceiros, devem alternar os papéis de nage e uke.

Geralmente nage é traduzido como aquele que ataca e uke aquele que defende. Desta forma as pessoas provavelmente darão mais importância ao papel do nage, que é atacado e executa a técnica, e colocará o papel do uke como sendo apenas o de fornecer um corpo para o nage aplicar a técnica ou sempre com uma conotação de submissão.

Quando se está no papel de uke, não se deve julgar como sendo apenas o intervalo entre o próximo momento de ser nage, mas como uma oportunidade de igual ou maior importância de aprender do que aquela de quando se está na outra posição.

Sensei Meirelles1 sempre diz que “somente sendo uke para aprender realmente uma técnica. Nesta situação obtém-se uma outra compreensão do movimento”.

De fato, pessoas que se dedicam na prática do ukemi também serão devotados na prática das técnicas, pois serão capazes de absorver conhecimentos através do corpo e da mente por sentir como age uma técnica corretamente executada.

Desenvolver bom ukemi é a maneira mais rápida de adquirir habilidade no Aikido. Assim ukemi pode ser entendido como a arte de receber a força, sendo uma parte essencial para o desenvolvimento do Aikido.

Com o ukemi se permite ao uke receber com segurança a força de projeção ou imobilização, absorvendo a potência da técnica enquanto matém a intensidade do combate, assim a qualidade do treino de nage depende em como uke aprendeu sua técnica. O ukemi é o movimento responsável pela criação de condições que levam uma dada técnica a ser praticada, permitindo a uke responder corretamente aos movimentos de nage, executando qualquer queda que seja necessária para finalizar tal técnica. Resumindo, uke é responsável pela criação de condições que permitam nage aprender e a desenvolver sua técnica. Se uke não sabe os efeitos de determinada técnica, ou não tem nenhuma flexibilidade, ou não responde aos movimentos de nage, ou ainda, é tem receio ou é pouco acostumado a cair, então nage não terá condições de se aprofundar em seus estudos.

Um ukemi apropriado requer o desenvolvimento de alguns princípios importantes, como o do uke aprender em como manter a conexão com os movimentos do nage. Nesta conexão o uke é o responsável por absorver com segurança o ataque, sem danos. Essa conexão do ataque se torna o método principal da transmissão da técnica, onde o uke sente os movimentos e tenta duplicar o movimento do nage. Se o uke é insensível aos movimentos ou intenções do parceiro, vai obstruir a prática deste último e correr riscos de se machucar. O ukemi é o método para se absorver, com segurança e coordenadamente, a resposta da projeção do nage, desta forma o uke não pode se antecipar aos movimentos do parceiro, mas se aperfeiçoar na percepção até o ponto em que as reações são instintivas e intuitivas, em lugar de depender exclusivamente da manipulação física.

Um bom ukemi requer flexibilidade que é a habilidade do corpo para esticar, girar ou comprimir, para então voltar a forma normal.
1Fabrício Meirelles: (1976 - ) 4o Dan Aikikai.