segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como cultivar o Ki - Grande Circulação - Primeira parte


Consiste em circular o Ki pelos braços e pernas movendo-o através dos outros meridianos. Esses outros meridianos derivam seu nome do órgão principal pelo qual eles passam.

Sempre dirigido pelo pensamento, o Ki parte do Tanden, desce ao ponto Huiyin, circula ao longo da face interna das pernas até os pés (ponto Yongguan), torna a subir pelo dorso dos pés ao longo da face externa das pernas. A seguir, partindo do cóccix, sobe de novo ao longo da coluna vertebral até o nível doas escápulas (ponto Dazhui), onde se separa a fim de circular nos ombros, nos cotovelos, até as palmas das mãos (ponto Laogong). Finalmente, retorna pelos punhos, pela face interna dos braços, pelas axilas, passa ao nível da nuca, atinge o topo da cabeça (ponto Baihui), desce outra vez pela testa e pela garganta e retorna ao Tanden.

Pode-se executar este mesmo trajeto utilizando os movimentos da respiração. Ao inalar o Hara expande, e gentilmente deve se relaxar o ponto Huiyin, e ao mesmo tempo usar a mente para direcionar o Ki para baixo, pelas pernas até o chão (podendo ser para além do chão). Quando exalar o Hara retrai e gentilmente deve se contrair o ponto Huiyin, e ao mesmo tempo usar a mente para direcionar o Ki para cima até o ponto Baihui.

Uma circulação parecida, que também inclui os membros é: prenda o Ki; concentre-se no Ki dos pulmões, que passa pelos ombros, penetra nos braços, até as mãos, e fica na palma. Dirigindo-se para baixo, o Ki passa pelo estômago, pelos rins, pelos ísquios e desce até a planta dos pés. Quando você sentir insetos deslocarem-se entre a pele e os músculos, acredite que foi bem sucedido.