segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Zhan Zhuang - Primeira parte


Z

Zhan Zhuang ou Chang Chuang, (站椿) (pronuncia-se Zan Zon) é um termo chinês que se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. O termo pode ser traduzido literalmente por “em pé como uma estaca”. No ocidente, esta prática tornou-se mais conhecida como a postura da árvore ou abraçar a árvore.
Este método de treinamento é comum a diversas artes marciais chinesas e especialmente enfatizado entre os estilos internos (neijia), onde em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior, o equilíbrio e a paciência. Além de exercitar formas de tensão e relaxamento, treinando o espírito, a mente e o corpo.
Seu principal objetivo é desenvolver a energia interna (Ki) do ser humano, proporcionando um nível elevado de harmonia entre corpo e mente.
Esta é a visão de vida tão bem expressa no antigo clássico Taoísta de Lao Tzu, o Tao Te Ching Cap 25:
“Permanente sozinho e imutável;
Pode-se observar todo mistério.”
Existem diversas posturas distintas para realizar este treinamento, sendo que cinco serão apresentadas nos posts a seguir.